terça-feira, 23 de outubro de 2007

40 Anos do Curso de Letras

O Curso de Letras da Unisc completou, no ano de 2007, 40 anos de história em Santa Cruz do Sul. Nos idos de 1967, instalava-se no então Colégio Sagrado Coração de Jesus, na época dirigido pelas Irmãs Franciscanas, uma extensão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) de Santa Maria. Eram oferecidas habilitações em francês e inglês e respectivas literaturas, formando as primeiras turmas em 1970. O reconhecimento dos cursos deu-se em 1973, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Cruz do Sul, mantida pela Apesc.

Juntamente com Ciências Contábeis e Direito, os cursos mais antigos e, em seguida com a Esef (Escola Superior de Educação Física), a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) passou a centralizar a administração geral de suas mantidas, criando posteriormente a Fisc – Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul. A partir da Fisc, outros cursos superiores foram criados, proporcionando a instalação e o reconhecimento da Universidade de Santa Cruz do Sul, em 1993.

O Curso de Letras, em sua trajetória histórica, a partir de 1981 passou a oferecer também cursos de férias, inicialmente destinados aos professores que não possuíam graduação. Estes cursos de Licenciatura Plena em Português e Inglês e respectivas Literaturas ainda estão em pleno funcionamento e já diplomaram muitos alunos provenientes, em sua maioria, do Rio Grande do Sul.

Em meados da década de 80, Letras passou a oferecer cursos de pós-graduação em nível de especialização em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura Brasileira, destinados especialmente aos egressos da graduação. No início dos anos 90, formou turma em Língua Alemã e passou a oferecer também habilitação em Língua Espanhola.

Acompanhando a expansão da Unisc, o curso de Letras foi implantado no campus de Sobradinho, a partir de 2001. Atualmente mantém os cursos de graduação em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola, nos regimes regular e férias. Desenvolve também, desde 2005, o Programa de Mestrado em Leitura e Cognição.

Nestes 40 anos de existência ininterrupta, o Curso de Letras da Unisc já formou mais de 2.500 diplomados em seus diversos cursos de graduação. O corpo docente compõe-se de mais de 90% de mestres e doutores em suas respectivas áreas de conhecimento, assegurando o elevado nível de qualidade da Unisc.

Para marcar os 40 anos de Letras, entre os dias 22 e 26 de outubro de 2007, realizou-se as atividades da 9ª Semana Acadêmica de Letras e do 3º Colóquio Leitura e Cognição. Na abertura da Semana Acadêmica foi feito um resgate histórico através de um Painel 40 Anos de Letras, seguido de uma confraternização entre os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br