quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Professores assinam artigo em livro premiado

O livro Aprendizagem de língua e literatura: gêneros e vivências de linguagem, lançado pela Editora UniRitter e organizado pelas professoras Leny da Silva Gomes e Neiva Tebaldi Gomes, venceu o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Ensaio de Literatura na noite de quinta-feira passada, dia 13 de dezembro de 2007, em cerimônia no Teatro Renascença de Porto Alegre.


Esse livro resulta do esforço coletivo de professores e pesquisadores da área de Letras para aproximar estudos linguísticos e literários das realidades escolares no ensino de língua e literatura. Um dos ensaios presentes no livro – “Vivências poéticas: mobilizando leitores” – é assinado pelos professores Norberto Perkoski e Ângela Fronckowiak do Departamento de Letras e que integram, juntamente com a professora Sandra Richter, do Departamento de Educação, o grupo de pesquisa Estudos Poéticos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).


No ensaio os professores defendem a fruição poética, a partir do enfoque fenomenológico de Gaston Bachelard, como possibilidade de estabelecer outros vínculos, mais produtivos e prazerosos, entre leitor/aluno e texto poético na sala de aula. O Prêmio Açorianos foi instituído em 1997 pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e é o principal reconhecimento artístico do Estado, envolvendo as manifestações em teatro, dança, música, literatura e artes plásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br