terça-feira, 4 de novembro de 2008

"Algumas considerações a propósito do percurso messiânico e profético de Padre Antônio Vieira"

O curso de Letras promoveu, no dia 4 de novembro, uma palestra com o professor italiano Brunello Natale De Cusatis. Ele falou sobre uma das figuras mais emblemáticas dos primórdios da literatura e da cultura brasileira: Padre Antônio Vieira. O professor teceu considerações sobre o percurso profético e messiânico do polêmico intelectual.

Brunello é professor associado da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Perugia, onde atualmente é docente responsável pelas cátedras de Literaturas Portuguesa e Brasileira e de Língua e Tradução – línguas portuguesa e brasileira. Na mesma faculdade, ocupa o cargo de presidente da Comissão Didática dos cursos de graduação e de pós-graduação de línguas e literaturas estrangeiras.


Com doutorado em Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, ênfase especial na Língua e Literatura Portuguesa, Brunello dedicou grande parte de suas pesquisas a autores e obras dessa literatura. Autores como Gil Vicente, Sá de Miranda, Antero de Quental, Eça de Queiroz e Fernando Pessoa receberam especial atenção. Nos últimos anos, também autores brasileiros, particularmente gaúchos, vêm sendo estudados e traduzidos, como Helena Parente Cunha, Geir Campos, José Clemente Pozenato, Armindo Trevisan e Sérgio Faraco.


Como professor visitante, atuou em diversas universidades brasileiras, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade do Estado de São Paulo. Publicou numerosos artigos (de conteúdo crítico-literário, histórico-cultural, politológico e linguístico) – na Itália, Espanha, em Portugal e no Brasil –, bem como preparou a tradução italiana de várias antologias de escritores e poetas, portugueses e brasileiros.


Suas áreas de investigação e interesse são a história da cultura portuguesa, literatura portuguesa moderna e contemporânea, literatura brasileira contemporânea, literatura comparada, literatura italiana, literatura de viagens e tradução literária.


De passagem pelo Rio Grande do Sul, onde teve compromissos com a Universidade de Caxias e com a Feira do Livro de Porto Alegre, incluiu em seu roteiro presença na Unisc, onde inclusive integra o Conselho Editorial da revista Signo, do Departamento de Letras. A palestra foi mais uma promoção de caráter internacional do curso de Letras da Unisc, aberta a todos os interessados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br