sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Questões sobre leitura em debate

A professora Onici Claro Flôres, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, ministrou a conferência “Inter-relação texto-contexto e a leitura de implícitos por crianças de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental” nos Seminários de Estudos da Linguagem, nesta última sexta (12), na sala de treinamento do Campus Sul da Unisul.

Onici debateu seu projeto intitulado “Consciência e Linguagem: os papéis da consciência linguística pragmática e da atividade metapragmática”, que vem sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado, da Unisc. Neste projeto, a pesquisadora correlaciona consciência e linguagem, vinculando estudos sobre a consciência desenvolvidos na área das ciências cognitivas com aqueles voltados à análise da consciência linguística e da habilidade metalinguística realizados pela psicolinguística.

A autora considera que a consciência, em termos de estudo da linguagem, sempre será linguística. “A análise e a explicação dos usos linguísticos por meio da metalinguagem, por sua vez, evidencia conhecimento declarativo sobre esses usos. Ela traduz capacidade ou habilidade metalinguística, de algum tipo”, diz.

Seu trabalho, especificamente, investiga evidências da tomada de consciência linguística pragmática e de sua expressão através de epiprocessos e metaprocessos, analisando aspectos específicos da linguagem que exigem interpretação do dito/lido, vinculando-o ao seu contexto enunciativo. “Meu trabalho diz respeito a questões linguísticas que demandam entendimento do que foi lido ou ouvido”, complementa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br