segunda-feira, 20 de abril de 2009

Uma noite para conhecer a cultura árabe em Santa Cruz

A iniciativa de realizar uma noite árabe deu-se a partir do início do Curso de Língua e Cultura Árabe no Centro de Línguas e Culturas da Unisc que está vinculado ao Departamento de Letras.
Então, numa promoção conjunta do Centro de Línguas e Culturas, do Departamento de Letras, da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, com o apoio do Curso de Relações Internacionais e do Curso de Gastronomia foi possível realizarmos a I Noite de Língua e Cultura Árabe do CELINC.

É a primeira vez que esta Instituição está oferecendo um Curso de Árabe, tendo como docente responsável Sandry Hussein. Sua esposa Sahma Mustafa, que entre diversas atividades profissionais também é uma Chef especializada em culinária árabe, ficou responsável por organizar o cardápio da noite.

Houve envolvimento, também, do Coordenador do Curso de Gastronomia, Prof. Roberto do Nascimento e Silva que, além de dimensionar as quantidades e orientar quanto a algumas escolhas, possibilitou que três acadêmicas do curso auxiliassem na elaboração dos pratos - oportunidade única para que pudessem também aprimorar seus conhecimentos na culinária árabe.

A seleção dos pratos ficou sob a responsabilidade de Shama Mustafa:

Cardápio
Entradas - saladas
Homus (pasta de grão-de-bico)
Babagnud (pasta de beringela)
Tabule (trigo, salsa, pepino, tomate e hortelã)
Sarata (tomate, pimentão, pepino, salsa, hortelã, cebola, alho e tahine)
Labana (qualhada dura)

Pratos quentes
Macklube (galinha à moda árabe)
Mjadara (arroz com lentilha e cebola refogada)
Kafhta (ao forno com tarine)
Kafhta (ao forno com molho vermelho)
Charuto (de repolho ou de couve)
Cordeiro com legumes
Peixe com cebola e pimentão colorido com gergelim

Sobremesa
Rarissa
Zelébria
Pudim de damasco
Haleua
Café árabe com ardamomo
Chá árabe com hortelã

Tivemos também a participação do Corpo de Danças da UNISC que, sob a coordenação da professora Shirlei Nascimento, ofereceu um belo espetáculo de dança árabe. Na sequência o professor Sandry declamou um poema (em árabe) do autor Nizzar Dabbani.

O público consitui-se de muitos integrantes da comunidade árabe de Santa Cruz do Sul e de pessoas interessadas em conhecer e prestigiar uma iniciativa que mescla língua e cultura, como coisas intrínsecas que são e, por essa razão, a literatura, a dança e a culinária foram os pontos altos da noite.

O Centro de Línguas e Culturas da Unisc pretende realizar ainda neste ano, outras noites temáticas - uma italiana, uma alemã, uma francesa, uma espanhola e uma inglesa - dando uma abrangência a todas as línguas que são oferecidas à comunidade.
Não deixe de prestigiar.



Para visualizar mais fotos, clique no link
http://picasaweb.google.com/dletrasunisc/NoiteArabe#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br