terça-feira, 12 de maio de 2009

Noite cultural e coquetel

No dia 12 de maio de 2009, às 19h15min, na Adunisc, ocorreu a segunda noite de eventos da X Semana Acadêmica de Letras. Nessa noite, tivemos a participação especial de Valquíria Ayres Garcia, autora de obras infantis, a qual expôs seu trabalho e, de Romar Rudolfo Beling, editor da Gazeta do Sul, o qual falou sobre a obra "A valsa da medusa", de Valesca de Assis. Ambos destacaram em suas falas da importância da leitura no dia a dia.

Valquíria Ayres Garcia nasceu em Cachoeira do Sul
- RS. O gosto pela literatura brotou quando embalava suas três filhas. foi nessa época que começou a escrever, além de participar de oficinas no atelier livre e em cursos de literatura. De 1989 a 1999, morou em Uruguaiana - RS, onde trabalhou, como autônoma, na prefeitura, desenvolvendo oficinas lúdico-literaturas, hora do conto, teatro de fantoches...Nessa mesma cidade foi instrutora do SENAC, por cinco anos, nas oficinas acima referidas. No SESC, por três anos, trabalhou como agente de cultura, onde promoveu eventos e formou monitoria para hora do conto e recreação. Reside, desde o ano de 2000, em Santa Cruz do Sul, quando iniciou as atividades na SMEC até o ano de 2007. Nessa cidade, participou em 2003, do "1º Concurso de Literatura Infantil", promovido pela Edunisc-Unisc, onde obteve o 1º lugar com o texto: "Noite com medo de escuridão" - prêmio: lançamento do livro em 2004. No mesmo concurso, a história "O sapo sapofe" recebeu Menção Honrosa e o livro foi lançado em 2005. Em Santa Cruz do Sul, desenvolve particularmente, suas atividades em escolas da rede particular, estadual, municipal, empresas locais e também em outras cidades. Seu recente lançamento foi a obra "Amor de dinos".

Romar Rudolfo Beling é jornalista, escritor, editor, graduado em Letras e Mestre em Letras - Leitura e Cognição pela Universidade de Santa Cruz do Sil. Profissional especialista na área de literatura. Na noite de hoje, Romar fez comentários acerca da obra "A valsa da medusa", de Valesca de Assis, destacando a riqueza da obra por se reportar a cidade de Santa Cruz do Sul, bem como da sua experiência em sala de aula quando desenvolveu trabalho com os alunos sobre a obra citada.

Após o término dessa atividade, todos os presentes foram convidados a participarem do coquetel de confraternização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br