terça-feira, 12 de maio de 2009

Painel de Monografias

Hoje, dia 11 de maio de 2009, teve início a X Semana Acadêmica de Letras. Nesta primeira noite, as alunas e ex-alunas (egressas) do Curso de Letras, tiveram como atividade, apresentar aos demais acadêmicos e professores seus trabalhos de monografia. Dentre os trabalhos apresentados estavam:

(Des)gosto pela leitura: um comparativo entre as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental
Autora: Janesca Ivanete Küntzer Struecker
Orientadora: Lilian Cristine Scherer


O interesse pela leitura, em especial a de obras literárias, e sua frequência estão perdendo espaço na vida escolar dos alunos. A leitura imposta, sem objetivos concretos, desmotiva o aluno-leitor, resumindo-se o processo a apenas uma decodificação de letras e palavras. Para que o gosto e o hábito de leitura façam parte da vida cotidiana dos alunos, a família e, principalmente, a escola precisam estar cientes de seu papel na formação de leitores. O trabalho de campo realizado comparou a prática e o gosto pela leitura entre as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os participantes da pesquisa responderam a questionários sobre o assunto. Dentre as principais conclusões podem-se citar: 1) uma grande redução na quantidade de livros lidos e no gosto pela leitura de livros nos anos finais e 2) a influência das características pessoais nos hábitos de leitura.

Quando o leitor perde a voz e não ganha pernas
Autora: Pamella Tucunduva da Silva
Orientadora: Flávia Brocchetto Ramos


O prazer das crianças em ouvir histórias aquece a produção do mercado editorial. Entretanto, certas publicações visam à geração de lucro às indústrias culturais, diminuindo a qualidade de muitas obras. Intencionando a larga escala e a prática do preço acessível, editoras publicam mutilações de clássicos literários, o que atrai compradores mais humildes e também aqueles cuja crítica não é capaz de selecionar o bom livro. Esta monografia pretende demonstrar o prejuízo ao leitor infantil em vivenciar experiências de leitura através dessas histórias de linguagem empobrecida. Para tanto, escolhemos o conto A pequena sereia, de Hans Christian Andersen, traduzido integralmente, e comparamos sua estética, qualidade narrativa e coesão e coerência de texto com versões reduzidas. Vimos que a maioria é baseada no filme homônimo da Disney e que sua leitura gera frustração no leitor mirim, pois é truncada e deixa a desejar, ocasionando a perda de leitores.

Uma sociedade em decadência e outra em ascensão: as metá foras da caverna e do oleiro em A caverna, de José Saramago
Autora: Vanessa Goettert Müller
Orientadora: Eunice Piazza Gai


Esta monografia apresenta um estudo sobre a obra A caverna de José Saramago. Tal estudo visa analisar as metáforas da caverna e do oleiro, existentes no romance, averiguando quais suas implicações perante uma sociedade baseada no progresso tecnológico, e outra, baseada no trabalho artesanal. O trabalho desenvolve-se da seguinte maneira: apresenta dados da vida e obras do autor, propõe um estudo sobre a metáfora como agente criador de sentido, e discute aspectos da desvalorização do trabalho artesanal e a supervalorização das novas tecnologias.

O patriarcalismo como fator de interferência na relação pai e filho na obra Cinzas do Norte, de Mílton Hatoum
Autora: Veridiana Storch
Orientadora: Eunice Piazza Gai

O trabalho apresenta um estudo acerca do patriarcalismo como agente desencadeador de conflitos entre pai e filho, no período compreendido entre as décadas de 60 e 80, na obra Cinzas do Norte, de autoria de Milton Hatoum. Para tanto, busca-se estabelecer o conceito de patriarcalismo e família, as concepções acerca da família patriarcal e sua organização histórica, bem como a investigação do contexto em que o Brasil, e especialmente a região amazonense de Manaus, estava inserido na época da ditadura e suas influências na relação familiar. Assim, a investigação sobre o patriarcalimo e a ditadura militar na obra literária Cinzas do Norte serve para averiguar a interferência e consequência desses fatores na relação pai e filho, tendo por base o estudo das personagens Mundo e Jano, bem como de Alícia, no enredo da obra. Quanto ao procedimento metodológico, seguem-se os seguintes passos: leitura da obra Cinzas do Norte, busca e coleta de material teórico para pesquisar família, patriarcado, família patriarcal, ditadura militar e o contexto histórico. Já no decorrer da leitura, é feita a seleção do material a ser utilizado. Os principais resultados obtidos são as informações de que ditadura foi uma época de despotismo e tirania, em que os contrários aos princípios ditatoriais eram punidos. Mas também foi um período de movimentos sociais que lutavam por democracia, liberdade de expressão e contra a censura. Esse sistema, no sentido da repressão foi uniforme em todo Brasil, inclusive em Manaus, porém com menos intensidade, visto que somente a elite teve participação no sistema político e econômico da ditadura, ou seja, uma minoria, já que a camada mais baixa estava condicionada a essa elite. A interferência da ditadura no círculo familiar depende da concepção e ideais de cada integrante desta. Caso houvesse divergência, provavelmente haveria conflitos. Patriarcalismo seria mais uma estrutura e organização familiar, dentre tantas outras, até mesmo porque não é considerado como eixo sustentador do grupo familiar e sim como instituição em que há um chefe que procura estabelecer uma relação de autoritarismo e dominação dentro do círculo de subordinados. Conclui-se que a relação entre pai e filho, tendo por base a estrutura do patriarcalismo, será conflituosa se o filho discordar do alvo e objetos de aspirações e ambições do pai que, em consequência, deixa o filho em uma situação de oposição entre os seus impulsos e as interdições e imposições patriarcais.

O internetês e sua intercorrência nos ambientes virtuais de aprendizagem - AVAS
Autora: Vanessa dos Santos
Orientador: Olívio Lopes Vicentini


Acompanhando a evolução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTIC’s - e a mudança de paradigma inerente a essas transformações, de forma síncrona, a linguagem se mostra ainda mais viva (afetividade acentuada). Nessa perspectiva, a partir da análise de um recorte de produções escritas dos participantes do curso Formação Docente para EAD: Fundamentos da Educação Online, realizado totalmente a distância através da Sala Virtual EAD UNISC, apresentamos um estudo acerca das inter-relações entre a comunicação escrita e o seu contexto de produção, procurando, além disso, definir alguns aspectos constitutivos do Internetês que fazem com que sua ocorrência nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA's - seja significativa ou não. Ademais, buscamos refletir sobre as implicações do uso de uma modalidade de escrita específica de ambientes virtuais, onde a rapidez caracterizada pelas abreviações na produção escrita constitui novos processos de ensino-aprendizagem. As conclusões apontam para uma complexa rede de aspectos que influenciam o uso de uma linguagem em específico. Por se tratar de um espaço educativo, regido por regras institucionais, o internetês aparece de forma muito tímida. Sua ocorrência oscila em maior ou menor freqüência dependendo do contexto de produção, ou seja, em ferramentas síncronas (Bate-papo) há maior liberdade de criação e velocidade na comunicação, por se tratar de uma conversa estabelecida em tempo real; já nos Fóruns (assíncronas) esta velocidade não é acentuada, pois o sujeito não espera uma resposta instantânea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br