sábado, 20 de junho de 2009

PASSEIO CULTURAL POR PORTO ALEGRE

No dia 20 de junho, os acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e de Letras, acompanhados pela professora Ângela Cogo Fronckowiak, fizeram uma excursão à cidade de Porto Alegre.


O passeio iniciou pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), localizado na Praça da Alfândega, no centro da cidade. Este é uma das mais importantes instituições culturais do estado, alinhando-se entre os museus mais importantes do Brasil. Lá assistirem um breve vídeo sobre a história de Porto Alegre e, posteriormente, fizeram uma visita acompanhada pelo local.


Em seguida visitaram o Santander Cultural (centro cultural mantido pelo Banco Santander), instalado num prédio histórico na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. Este centro tem como objetivo promover exposições de artes visuais, música, cinema entre outras. Neste dia, os acadêmicos puderam apreciar a mostra Reflexio: imagem contemporânea na França.

O almoço aconteceu no restaurante Tudo pelo Social, que fica na rua João Alfredo, n. 448, Cidade Baixa.

Na sequência, os alunos se dirigiram à Fundação Iberê Camargo, a qual foi criada em 1995 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do prestigiado pintor brasileiro além de organizar mostras, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos sobre questões ligadas à arte contemporânea. A sede foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos cinco arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. Além de visitarem o prédio que é um referencial arquitetônico no Brasil e as obras do artista, também acompanharam a exposição temporária intitulada Dédale - uma filme-instalação de Pierre Coulibeuf.

Por fim, os alunos foram à Usina do Gasômetro, antiga usina de geração de energia de Porto Alegre. Desde 1991, é um dos mais importantes centros culturais do Rio Grande do Sul, possuindo programação de música, dança, exposições, eventos literários etc., além de oficinas e cursos. Lá, os acadêmicos puderam conferir trabalhos e exposições, e vislumbrar o pôr do sol no rio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br