quarta-feira, 13 de maio de 2009

IV Colóquio Leitura e Cognição / X Semana Acadêmica de Letras

No dia 13 de maio de 2009, às 19h15min, no Anfiteatro do Direito, ocorreu a abertura oficial do IV Colóquio Nacional Leitura e Cognição e X Semana Acadêmica de Letras. Nesta noite, tivemos a participação especial da professora Leonor Scliar Cabral, da Universidade Federal de Santa Catarina, a qual abordou questões relativas ao seu projeto “Ler e Ser”.



O projeto Ler e Ser, combatendo o analfabetismo funcional, busca responder a um grande desafio no mundo contemporâneo: como fazer com que nossas crianças e jovens se insiram em um novo mundo do trabalho, que exige proatividade e competências para uma educação continuada. O objetivo deste projeto é realizar uma ação consistente e continuada para reduzir o analfabetismo funcional nos municípios participantes, que englobam os estados de Santa Catarina e Paraná, com vistas à educação para qualificação profissional e para a garantia dos direitos da criança e do adolescente: na base de ambos encontra-se a competência para a leitura.


Segundo a professora, a elaboração deste projeto partiu de duas experiências bem sucedidas: a dos Círculos de Cultura em Angicos, de Paulo Freire e a do programa Iniciativa de Intervenção Precoce (Early Intervention Initiative) de Dunbartonshire, na Escócia. Este último programa conseguiu reduzir o analfabetismo funcional de 28% para 6%.


Em resumo, é um passo para garantir o direito que toda criança, adolescente e jovem adulto têm ao letramento pleno, com isso ampliando o acesso à cidadania e à empregabilidade. Serão formados 500 multiplicadores e mais de 2.500 professores, que atenderão uma população de mais ou menos 131.400 crianças e jovens. Um projeto que poderá ser replicado em outras municípios de todo o Brasil. Além disso, o uso das mídias sociais permitirá a troca de experiências, a melhoria continua do projeto e ampliação dos resultados.



Nascida em Porto Alegre, em 20 de maio de 1929, é doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo, Professora Emérita e titular aposentada pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-doutorada pela Universidade de Montréal. Foi eleita em julho de 1991, em Congresso realizado na Univ. de Toronto, Presidente da International Society of Applied Psycholinguistics, ISAPL, reeleita para mais um mandato na Universidade de Bolonha/Cessena e é atualmente Presidente de Honra. Foi presidente da União Brasileira de Escritores em Santa Catarina (1995-1997) e presidiu a Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), no biênio ago.1997/jul.1999. Foi a 1ª Coordenadora do GT de Psicolinguística da ANPOLL, reeleita por mais um mandato. Membro do Comitê da Linguagem na Criança da IALP e do Conselho Editorial do International Journal of Psycholinguistics, de Cadernos de Estudos Linguísticos e de Letras de Hoje (fundadora), da Revista da ABRALIN entre outros. Pesquisadora do CNPq desde a década de 1970, atualmente é coordenadora do Grupo de Pesquisa Produtividade Linguística Emergente, alimentando o banco mundial de dados CHILDES com dados do PB em transcrição fonética e áudio. Com dezenas de trabalhos publicados no Brasil e no exterior, entre os quais Introdução à Linguística, Introdução à Psicolinguística, realizou pesquisa sobre o cancioneiro sefardita no Brasil, com um livro publicado em 1990. Publicou ainda Romances e Canções Sefarditas, em 1994; Memórias de Sefarad, De senectute erotica, publicados em 1998; Poesia espanhola do século de ouro, publicado em 1998 e O outro, o mesmo (trad. poética, In J.L. Borges), publicado em 1999, Cruz e Sousa, o poeta do desterro (versão poética para o francês com Marie-Hélène Torres das legendas do filme de Sylvio Back) em 2000, além de vários artigos no Brasil e exterior sobre processamento linguístico. Ultimamente vem se dedicando à prevenção ao analfabetismo funcional, com a proposta do método "Alfabetização: aprendizagem neuronial para as práticas sociais de leitura e escrita". Seus últimos livros são Princípios do sistema alfabético do português do Brasil e Guia Prático de alfabetização baseado em Princípios do sistema alfabético do português do Brasil (São Paulo: Contexto, 2003), O sol caía no Guaíba (Porto Alegre: Prym, 2006) e, com Carmem Rosa Caldas-Coulthard, Desvendando discursos: conceitos básicos (Florianópolis: EDUFSC, 2008).

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