quinta-feira, 14 de maio de 2009

IV Colóquio Leitura e Cognição / X Semana Acadêmica de Letras

No dia 14 de maio de 2009, às 19h15min, no Anfiteatro do Direito, deu-se continuidade as atividades do IV Colóquio Nacional Leitura e Cognição e X Semana Acadêmica de Letras. Nesta noite, tivemos a participação especial da professora Edwiges Maria Morato, da Universidade de Campinas, a qual abordou questões relativas a Neurolinguística, tendo como tema “Ler, inferir, conhecer”.


A Neurolinguística é, sem dúvida, um dos campos mais recentes da Linguística. Contudo, há gente dedicando-se cada vez mais à investigação na área de Neurolinguística, seja desenvolvendo pesquisas em nível de pós-graduação em outras universidades, seja procurando estimular a produção de conhecimento na área através do aprimoramento de métodos diagnósticos e terapêuticos que procuram compreender melhor o funcionamento da cognição humana. Tanto as definições quanto as descrições do campo de atuação da Neurolinguística que encontramos espalhadas pela literatura produzida em diferentes campos (como o da Linguística e o das Neurociências) revelam que as fronteiras que delimitam seu objeto são algo movediças.


Edwiges Maria Morato é graduada em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e em Fonoaudiologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), é Mestre (1991) e Doutora (1995) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio-sanduíche na Université de Sorbonne-Nouvelle, França (1994-1995). Fez um pós-doutorado na Universidade de Paris XII, em Paris/França (2001-2002) e outro na Université Lumière II, em Lyon, França (2007). Atualmente, é professora do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no campo dos estudos que envolvem as relações entre linguagem, cérebro e cognição, atuando principalmente com os seguintes temas, a partir de uma perspectiva sócio-cognitiva: afasia, memória, neurodegenerescência, processos de significação, interação, referenciação, metalinguagem, metaforicidade. Sobre estes temas, em especial, orientou até o momento 21 pesquisas em nível de pós-graduação (teses e dissertações) e 16 em nível de Iniciação Científica. Atualmente, orienta uma pesquisa pós-doutoral com bolsa Fapesp. É membro-fundador do GT da ANPOLL "Linguística e Cognição" e líder do Grupo de Pesquisa "Cognição, Interação e Significação" (Diretório CNPq). No Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp), é membro de dois centros de Pesquisa: o Lafape (Laboratório de Fonética e Psicolinguístia) e o U-topos (Centro de Pesquisa sobre Utopia).


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