terça-feira, 16 de março de 2010

A Comédia dos Erros de Shakespeare

26 de março (sexta-feira), 20h, Auditório da UNISC

A crise de identidade sob a ótica cômica é o tema central do espetáculo "A Comédia dos Erros" dirigido por Adriane Mottola sobre texto de William Shakespeare que o Projeto Lâmpada Mágica apresenta este mês, com o patrocínio da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia. A montagem vai acontecer em quatro cidades: Venâncio Aires (23 de março), Rio Pardo (24 de março), Cachoeira do Sul (25 de março) e Santa Cruz do Sul (26 de março). Em todas as cidades haverá uma oficina de teatro para atores e não atores em que o único pré-requisito é ser bem humorado.

A entrada é franca, com sugestão de doação espontânea de material escolar. A realização é da Cida Planejamento Cultural com financiamento da Lei Rouanet/Minc e da Lei de Incentivo à Cultura/RS. Co-promoção da Universidade de Santa Cruz do Sul.

O espetáculo se desenvolve em torno de dois pares de gêmeos idênticos - os dois Antífolos e seus dois criados Drômios -, que foram separados na infância durante um naufrágio e levados a cidades diferentes, cada patrão com seu servidor. Até o reencontro dos irmãos, já adultos, os personagens vivem uma série de mal entendidos, em uma trama caprichosa e divertida, que se articula em eficiente jogo dramático em torno dos conceitos de aparência e realidade.

Nesta peça, Shakespeare manifesta de maneira lúdica e subversiva que a ideia do autoconhecimento é uma falácia no ser humano, porque sempre existem aberturas pelas quais os sentimentos e as paixões transbordam.

A realização é da Cia. Teatro di Stravaganza.

OFICINA GRATUITA: "Teatro para atores (e não atores) bem humorados" - das 15 às 17h
26 de março (sexta-feira), Sala 102 - Bloco 1
Inscrições pelo fone 3717-7346 ou sac@unisc.br

Ministrada pela atriz e diretora Adriane Mottola, a oficina oferece 20 vagas para quem for bem humorado e tiver no mínimo 16 anos. Propõe fazer uma introdução à comédia no teatro através de jogos, brincadeiras, improvisações com e sem texto, individuais e em grupo. Trabalha com noções de consciência corporal e de espaço cênico, do ator "dono" do jogo teatral, da relação direta entre ator e espectador e da criação de personagens cômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br