quinta-feira, 13 de maio de 2010

Chamadas 2010 - Terra Roxa e Outras Terras

Volume 18 - Representações literárias da homossexualidade
(prazo de envio dos artigos: 15/7/2010)

Ementa: A homossexualidade ganhou ampla representação artística na literatura brasileira e estrangeira na contemporaneidade, o que instiga a busca de rastros dessa temática em obras da tradição literária. A proposta do número 18 da Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários é receber artigos sobre obras da literatura brasileira e estrangeira, dos diversos gêneros (narrativos, poéticos e dramáticos), que investiguem:

a) em que medida as representações literárias da homossexualidade se modificam ou se perpetuam;
b) como a presença de personagens homossexuais problematiza as relações sociais de inclusão e exclusão, assim como as relações de poder inerentes ao tecido social;
c) quanto a violência física e/ou psicológica perpassa esses textos e determina certas representação da homossexualidade e do homoerotismo;
d) a relevância da literatura para a revisão e transformação de paradigmas de comportamento e valores sociais, assim como para a reafirmação ou transgressão de estereotipias.

Volume 19 - Verdade e memória na literatura brasileira dos anos de 1970
(prazo de envio dos artigos: 15/7/2010)


Ementa: A literatura brasileira produzida na década de 1970 revela-se fortemente marcada pela censura e pela opressão impostas pelo regime militar. A conjuntura complexa da época, tanto no aspecto social, quanto no político e no econômico, irá influenciar, ora em maior, ora em menor grau, a escolha e o posicionamento dos artistas e intelectuais frente à realidade.

Longe de ser um período de escassa produtividade, a década de 70 define-se por uma intensa produção literária, que parece apontar para diversas linhas de força. Dentre elas, o viés realista, preocupado com a denúncia da violência e da falta de liberdade que oprimiam a população sob o jugo da ditadura, o que resultava, não raro, na produção de obras de expressivo traço documental, e o viés memorialista, também ele marcado em certa medida pelo desejo de realismo, uma vez que a preocupação, aqui, reside no esforço em mostrar a verdade por meio das memórias do narrador que, na reconstrução de sua história particular, reconstrói a história do país.

Pensando nessas questões, a Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários aceita trabalhos que possam problematizar a literatura produzida na década de 1970, sobretudo no tocante ao papel e ao resultado que o apelo realista e testemunhal, freqüente nesse contexto, exerceu na linguagem literária daquele momento.

Volume 20 - A representação da família no conto brasileiro no século XX (em homenagem aos cinquenta anos de publicação de Laços de Família, de Clarice Lispector)
(prazo de envio dos artigos: 15/10/2010)
Maiores informações sobre as normas de publicação, acesse o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br