terça-feira, 1 de junho de 2010

Chamada para publicação - Revista Graphos

A Graphos, revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, está recebendo artigos, resenhas e entrevistas para sua próxima edição de 2010, dedicada ao seguinte tema:

VOLUME 12 – NÚMERO 1
DOSSIÊ: DRAMATOLOGIA

Data para envio de contribuições: até 30 de julho de 2010.

Nas últimas décadas, os estudos sobre Drama têm recebido atenção privilegiada no universo acadêmico. Arte plural, que faz convergir para o texto literário elementos constitutivos de outras artes e outros saberes, esse gênero literário, que consubstancia parte significativa das artes do espetáculo, reelabora suas próprias formas no teatro do tempo, a história do drama tendo muito a nos contar sobre a nossa própria civilização.

A próxima edição da Graphos focalizará a arte dramática em seu domínio literário, assim como em relação às múltiplas perspectivas que se abrem aos estudos dessa forma artística, aí incluídas as relações entre a dramaturgia e as mais variadas formas de artes e saberes implicados no universo do drama. Temas sugeridos:

- Drama: arte literária
- Poéticas do drama
- Teoria e crítica do drama
- História do drama
- Dramaturgia e outros saberes
- Dramaturgia e artes do espetáculo (teatro, cinema, televisão)
- Elementos do drama em outros gêneros literários
- Dramaturgia e estudos comparados
- Dramaturgia e estudos de gênero
- Dramaturgia e pós-colonialismo
- O drama no teatro pós-dramático

Serão avaliadas contribuições de professores e pesquisadores doutores ligados a instituições de ensino superior, assim como artigos de doutorandos produzidos em co-autoria com seus respectivos orientadores. As contribuições deverão ser enviadas para o e-mail da revista (revista.graphos@gmail.com). Além do arquivo com o artigo (sem identificação do autor), deve-se incluir também um arquivo contendo título do trabalho e autoria, filiação acadêmica, endereço postal e eletrônico.

Os artigos que não observarem as normas para publicação não serão avaliados pelo Conselho Consultivo, sendo automaticamente recusados.

Análise e julgamento

A Comissão Editorial encaminhará os trabalhos, para análise, aos membros do Conselho Editorial. Feita a análise, a Comissão entrará em contato com o autor (via e-mail) para comunicar se o seu artigo foi aceito ou não. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, os autores poderão introduzir, caso sejam necessárias, eventuais modificações a partir das observações contidas nos pareceres.

Como a revista tem um limite de páginas por número, quando necessário, serão escolhidos os artigos mais bem qualificados pelo Conselho Consultivo, de acordo com o interesse, a originalidade e a contribuição do artigo para a vitalidade do diálogo com as Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br