segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Painel de Monografias e Dissertações de Letras

Hoje, dia 30 de agosto de 2010, teve início a XI Semana Acadêmica do Curso de Letras. Nesta primeira noite, ex-alunas (egressas) do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado, tiveram como atividade a apresentação de seus trabalhos de conclusão - Monografia e Dissertação - para os demais acadêmicos, professores e comunidade em geral.


A mesa foi coordenada pela professora Ângela Cogo Fronckowiak, docente do Departamento de Letras e teve a apresentação dos trabalhos:

Título: Leitura de clássicos no ensino médio: possibilidades de cognição Autora: Sabrine Elma Heller Orientadora: Eunice T. Piazza Gai


Esta dissertação versa sobre a questão da leitura de textos clássicos no Ensino Médio, relatando e analisando os resultados de uma proposta de um projeto de leitura em sala de aula, na qual os alunos criam adaptações cinematográficas para contos de Machado de Assis, interessando também o processo de mediação e sua repercussão nesse processo. Parte-se de uma revisão bibliográfica das diretrizes apontadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), a fim de contextualizar o nível de ensino envolvido, especificando-se os pressupostos para a área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. Dessas informações, encaminham-se reflexões sobre o papel da literatura na formação dos sujeitos autônomos e criadores, especificando-se a função da leitura literária na escola. Paralelamente a isso, fundamenta-se o trabalho com textos clássicos no Ensino Médio, resultando na escolha de contos de Machado de Assis como opção de leitura que conjuga os elementos anteriores. Após refletir sobre a necessidade e importância da mediação do professor em atividades de leitura de obras literárias, relata-se uma experiência realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio, na qual foram desafiados a produzirem roteiros de cinema baseados em contos machadianos. Apresentam-se análises de três contos bem como dos seus respectivos roteiros, verificando-se aspectos dos textos literários adaptados que se mantiveram e/ou os que foram subvertidos. Para uma análise abrangente, além dos aspectos estéticos e de conteúdo, apontam-se alguns elementos que configuram o período de vida adolescente e que pode indicar influências nos resultados da leitura feita. Ao avaliar o material criado pelos alunos, relacionando-o aos textos escolhidos, pode-se verificar que se extrapolou a abordagem tradicional do texto literário, de características de estilo ou de elementos narrativos determinados, favorecendo a abertura para a voz dos estudantes, os quais, envolvidos pelas narrativas a que se dedicaram, experienciam o prazer de ler e de produzir conhecimento através da literatura. As obras clássicas, nesse sentido, mostram-se relevantes para a formação de leitores, por proporcionar e gerar conhecimento sobre a humanidade, pelo seu caráter universal e atemporal. Além disso, sendo a adolescência um período de ajustes e confirmações de sua identidade, é fundamental, então, que o trabalho docente com a leitura de obras chamadas “clássicas” seja uma prática criadora, com uma mediação que privilegie a interação e autonomia dos alunos, resultando em formação de leitores e cidadãos.

Título: Concepções de leitura inerentes à Prova Brasil versus concepções de leitura de professores do Ensino Fundamental
Autora: Maristela Juchum
Orientadora: Rosângela Gabriel


As avaliações nacionais propostas pelo MEC, como a Prova Brasil, têm revelado o baixo desempenho de estudantes brasileiros no que tange à competência leitora. Esta pesquisa propôs-se a investigar em que medida as concepções de leitura subjacentes às questões da Prova Brasil, instrumento de medida aplicado junto a crianças e jovens matriculados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos), estão em consonância com as concepções de leitura de professores que atuam no Ensino Fundamental. Para isso, num primeiro momento, foi realizado um levantamento das diferentes visões sobre leitura, processamento da leitura, ensino e avaliação da leitura, especialmente no âmbito da linguística e de suas interfaces. Em seguida, foi conduzida a análise de questões de Língua Portuguesa que integram a Prova Brasil, disponíveis no site do INEP, buscando inferir as concepções de leitura a elas inerentes. Na sequencia, foram entrevistados professores que atuam nas séries em que a Prova Brasil foi aplicada, a fim de comparar as visões dos docentes e as do instrumento que avalia o resultado do trabalho por eles desenvolvido. Os dados indicam que o discurso teórico sobre leitura dos professores pesquisados está, em parte, em consonância com as concepções inerentes à Prova Brasil. Por outro lado, os professores entrevistados manifestaram desconhecimento das competências e habilidades avaliadas pela Prova Brasil.

Título: Caracterização e reabilitação de distúrbios cognitivos e comportamentais no Traumatismo Cranioencefálico (TCE): um estudo de caso
Autora: Marilane Maria Gregory de Andrade
Orientadora: Lilian Cristine Scherer


A presente monografia objetiva caracterizar o traumatismo cranioencefálico (TCE), apresentar as principais causas, abordar as alterações neuropsicológicas, os distúrbios cognitivos (atenção especial à linguagem e à comunicação) e comportamentais decorrentes do trauma, bem como apontar testagens e condutas terapêuticas que auxiliam no diagnóstico da lesão e na reabilitação. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo e descritivo e se caracteriza como um estudo de caso, no qual o sujeito da pesquisa é uma pessoa do sexo masculino, de 43 anos, residente na cidade de Venâncio Aires/RS. A coleta de dados foi feita junto à família, através de entrevista com profissionais da saúde envolvidos na reabilitação do paciente e consulta aos laudos de exames efetuados. Testes, visando detectar distúrbios cognitivos e comportamentais, foram aplicados pela fonoaudióloga e serviram como determinantes na escolha das condutas terapêuticas de reabilitação a serem utilizadas com o paciente. Considerando que o TCE é uma das maiores causas de lesão cerebral com altos índices de morbidade e mortalidade, após cinco anos de reabilitação gradativa, percebe-se que o indivíduo apresenta distúrbios neurológicos, cognitivos, comunicativos, motores, comportamentais e sociais remanescentes, mas que estes não acarretam prejuízo significativo à qualidade de vida do lesado, uma vez que parecem estar sendo controlados, através de acompanhamento dos diversos profissionais e da família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br