sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Seminário Avançado discute Jornalismo e Literatura no Mestrado em Letras

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras da Unisc está com as inscrições abertas para o Seminário Avançado Narrativas Midiáticas Contemporâneas, que vai discutir as relações e tensionsamentos entre a Narrativa Literária e o Jornalismo.

O Seminário, que se inicia no dia dois de outubro, vai acontecer aos sábados pela manhã e será ministrado pelos professores-doutores Fabiana Quatrin Piccinin e Demétrio de Azeredo Soster. As discussões propostas na disciplina, sobre como o jornalismo se utiliza dos recursos literários para compor as narrativas e os limites da ficção e não-ficção, fazem parte da aproximação que a área da Comunicação Social está fazendo com o Mestrado em Letras.

Programa:
O programa do Seminário está dividido em três módulos. Nas narrativas em jornalismo impresso serão estudados os livros-reportagem, as biografias de natureza jornalística e a emergência dos gêneros interpretativo e diversional.

Nas narrativas imagéticas, a análise será feita nas produções audiovisuais por meio do estudo de filmes/documentários, abrindo a discussão para os limites da ficção e não ficção na estética realista. E nas narrativas convergentes o foco será as produções midiáticas que se estabelecem por meio da web, com suas complexificações.

O seminário é resultado dos estudos empreendidos em dois grupos de pesquisa: o projeto Processos Hermenêuticos e Narrativas Contemporâneas coordenado pela professora Eunice Piazza Gai e o projeto A narrativa jornalística em sua intersecção com a literatura coordenado pelos professores Fabiana e Demétrio.

Além dos alunos do próprio Mestrado, também podem se inscrever no Seminário interessados em cursar a disciplina na modalidade Aluno Especial, para aproveitar os créditos quando passarem a Alunos Regulares, após o processo de seleção. Os alunos da graduação podem cursar a disciplina como extensão, aproveitando os créditos para o núcleo flexível de seus cursos.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Pós-Graduação da Unisc no bloco 1. E mais informações podem ser obtidas pelo fone 3717-7322 ou pelo site http://www.unisc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/letras/index.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br