sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Desempenho satisfatório para o ensino

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) obteve 311 pontos e ficou na faixa 4 – em uma escala de 1 a 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado ontem pelo Ministério da Educação. O IGC de cada instituição leva em conta a qualidade das graduações, mestrados e doutorados. São utilizados no cálculo do indicador a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) e o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à pós-graduação.

A avaliação em 2009 corresponde aos anos de 2006, 2007 e 2008. O reitor Vilmar Thomé comemorou o resultado e lembrou que o desempenho evoluiu a partir de 2007, quando a Unisc atingiu 295 pontos (faixa 3). Em 2008, passou para 298 e agora chegou a 311 pontos. Entre as particulares, a instituição ficou em 3º lugar no Estado e em 5º no Brasil. “É importante que os alunos e a comunidade acadêmica da região saibam que eles fazem parte de uma universidade qualificada. Estamos bastante satisfeitos”, salientou.

O reitor apontou um conjunto de fatores para o sucesso na avaliação. Dentre eles, a qualificação do corpo docente. “Mais de 80% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado.” Segundo ele, a Unisc se destacou no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o que também contribuiu para aexcelente posição no IGC. Thomé disse ainda que os programas diferenciados de mestrado e doutorado e a infraestrutura física e tecnológica ajudaram no desempenho da instituição.

O grande desafio para a próxima avaliação é manter esses investimentos. De acordo com Thomé, os intercâmbios promovidos pela universidade e as atividades culturais e esportivas são fundamentais para a formação dos alunos. “Temos ainda um grande número de estudantes com bolsas em projetos de pesquisa, de ensino e ações comunitárias. Tudo acabou agregando para que se chegasse ao resultado satisfatório”, enfatizou.

Apesar do bom desempenho, o reitor mantém os pés no chão. “Não estamos dizendo que somos perfeitos, pelo contrário. Vamos nos debruçar nos relatórios e conversar com as coordenações dos cursos para verificar onde fomos bem e onde podemos melhorar.” O IGC divide as instituições por totais contínuos de 0 a 500 pontos. Conforme o MEC, as faixas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias; 3, razoável; e 4 e 5, boas. No total, 2.137 instituições de ensino superior de todo o País foram avaliadas.

Fonte: Jornal Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br