segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UNISC LANÇA PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO EM LETRAS

O Curso de Letras da Unisc vai oferecer uma grande novidade a partir de 2011: é a complementação de estudos que permite a alunos já graduados obter uma nova habilitação. A proposta das Complementações Especiais (em Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Alemão e Letras Português) possibilita uma nova licenciatura para aqueles que já possuem uma ou até duas habilitações na área de Letras. Por exemplo: quem é formado em Letras Português e deseja se habilitar em Espanhol, basta cursar um núcleo específico de disciplinas e realizar as práticas e estágios. O título será apostilado no diploma e dará todos os direitos de trabalho de uma licenciatura.

Atendendo ao que determina o Ministério da Educação (MEC), o curso deverá ter duração mínima de 800 horas, das quais, no mínimo, 300 deverão ser destinadas ao estágio supervisionado. Letras da Unisc optou por montar um curso de 870 horas, com 510 horas teóricas, de formação específica nos conteúdos da área disciplina para a qual será licenciado (língua, cultura e literatura) e 360 horas práticas, de cunho pedagógico. O Curso apresenta como objetivo principal a “possibilidade de Complementação Especial, como percurso formativo, a contribuição para o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades inerentes ao domínio de uma língua estrangeira, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos. Portanto, os conteúdos curriculares básicos devem estar ligados à área dos Estudos Linguísticos e Literários”.

Para cursar a modalidade, o candidato deve portar diploma do Curso de Letras. Para realizar a inscrição, devem ser apresentados diploma e histórico escolar do curso realizado, que servirão também de referência para a seleção dos candidatos. A fim de que haja oferta exclusiva para uma turma de Complementação, serão necessárias 20 matrículas. Caso esse número não seja alcançado, os candidatos poderão buscar as disciplinas em cursos em andamento na Universidade.

A intenção e o desejo maior, segundo o Coordenador do Curso de Letras, professor Elenor Schneider, é que se formem turmas exclusivas. Há, por essa razão, um horário especial projetado, com aulas nas sextas à noite, sábados de manhã, uma disciplina em julho e duas no período das férias de verão. Em aproximadamente um ano e meio, o candidato poderá estar formado.

O valor do crédito será o mesmo praticado para as disciplinas regulares do Curso de Letras, com o acréscimo de um grande benefício, ou seja, com o programa Voltare da Unisc o candidato poderá contar com um desconto de 30%. Para cadastrar-se no programa, basta acessar o site da Unisc. A matrícula deve ser feita em todas as disciplinas oferecidas, podendo diluir o pagamento em até 24 parcelas. Há ainda um desconto especial de 6% para aqueles que efetuarem o pagamento à vista. Importante também é saber que das 870 horas, apenas 645 são pagas, ou seja, somente estas são consideradas créditos financeiros.

Candidatos interessados podem inscrever-se na Secretaria da Unisc. As matrículas serão efetuadas entre 1º e 15 de março de 2011. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Geral da Unisc (3717-7439), ou no Departamento de Letras (3717-7380), ou ainda no site do Curso de Letras – www.dletrasunisc.blogspot.com.

A oferta inicial será apenas para Espanhol, no entanto muito em breve as demais licenciaturas na área de Letras serão também oferecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br