quinta-feira, 17 de março de 2011

Apesc completa 49 anos

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) completa nesta quinta-feira, dia 17 de março, os seus 49 anos de atuação. A entidade é a mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), do Hospital Santa Cruz (HSC), da Escola de Educação Básica Educar-se e do Centro de Educação Profissional (Cepru).

Fundada em 1962, a Apesc foi a responsável pela abertura dos primeiros cursos superiores em Santa Cruz do Sul. Em 1964 foi criada a Faculdade de Ciências Contábeis e, nos anos seguintes, foram instaladas as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras e a de Direito e a Escola Superior de Educação Física.

Em 1981, todos os cursos passaram a fazer parte das Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc), instituição que em 1993 viria a ser reconhecida como Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A partir daí, a Associação passou a ampliar sua atuação nas áreas da tecnologia e da saúde, com diversos atendimentos prestados gratuitamente à comunidade, especialmente nas áreas da saúde, da educação e do direito, além do incentivo à cultura e ao esporte.

Hoje a Apesc/Educação conta com mais de 12 mil estudantes nas mantidas Educar-se, Cepru e Unisc. A Universidade oferece atualmente 46 cursos de graduação, além de mais de 40 cursos de especialização, divididos nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Sobradinho e Venâncio Aires, e de oito programas de mestrado e dois de doutorado.

Desde 2003, quando a Apesc adquiriu o Hospital Santa Cruz (HSC), ocorreu um impulso do atendimento à saúde na região, contribuindo para a consolidação de Santa Cruz do Sul como polo regional de saúde. Em parceria com o governo do Município de Santa Cruz do Sul, o HSC, principal centro de saúde da região, sedia desde 2009, o Pronto Atendimento (PA).

Fonte: Portal da Unisc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br