terça-feira, 5 de maio de 2015

Editora Appris publica livro escrito pela prof.ª Onici

O livro "Consciência Metapragmática: Uma abordagem multidisciplinar" propõe, como já expressa seu título, uma composição teórica multidisciplinar que analisa, de modo amplo, as relações entre cérebro e consciência (neurociências e filosofia) e, de maneira focal, os estudos sobre consciência metalinguística nas áreas da psicolinguística e da psicologia cognitiva. A autora monta um painel de recortes teóricos e sugere estudos interdisciplinares para enfocar o tema em análise. Seu objetivo: abandonar a desgastada trilha convencional, calcada nas disciplinas e campos de estudo tradicionais. O material produzido não obedece às fronteiras teóricas delimitadoras entre áreas de conhecimento, as quais comumente percorrem trilhas teóricas paralelas, ao invés, buscando associar campos de conhecimento e vertentes teóricas diversas. Além disso, busca reunir dados empíricos provenientes de várias fontes, para, desse modo, dispor dos conhecimentos necessários para fazer uma análise mais abrangente do problema teórico em estudo, respeitando não tanto a delimitação de cada teoria, mas as exigências da realidade.
No livro fica evidenciada a decisão de investir teoricamente, usando a teoria existente enquanto estratégia de pesquisa associada a determinados objetivos.


O livro será lançado pela prof.ª Onici no VII Colóquio Nacional de Leitura e Cognição, Iº Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia e XV Semana Acadêmica do Curso de Letras que serão realizados em agosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br