sexta-feira, 6 de junho de 2008

"Leitura" - 21ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul

No dia 05 de junho de 2008, os alunos do Curso de Letras participaram de uma palestra sobre “Leitura”, proferida pelo poeta Fabrício Carpinejar e pela escritora Cíntia Moscovich, dentro da programação oficial da 21ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul.

Fabrício Carpi Nejar, ou Fabricio Carpinejar, como passou a assinar em 1998 (Caxias do Sul, 23 de outubro de 1972) é um poeta e jornalista brasileiro. Filho dos poetas Carlos Nejar e Maria Carpi, adotou a junção de seus sobrenomes em sua estréia poética, As solas do sol, de 1998. Em 2003 publicou, pela editora Companhia das Letras, a antologia Caixa de sapatos, que lhe conferiu notoriedade nacional. É mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nascida em 15 de março de 1958, em Porto Alegre, Cíntia Moscovich é escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária. Em 1996, publicou sua primeira obra individual, O reino das cebolas, que mereceu a indicação ao Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Em 1998, lançou a novela Duas iguais - manual de amores e equívocos assemelhados, que recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, na modalidade de Narrativa Longa. Em outubro de 2000, lançou o livro de contos Anotações durante o incêndio, com destaque ao judaísmo e à condição feminina, merecendo outra vez o Prêmio Açorianos de Literatura. Em 2004, publicou a coletânea de contos Arquitetura do arco-íris, livro que lhe valeu o terceiro lugar em contos no prêmio Jabuti, além da indicação para o Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira e para a primeira edição do Prêmio Bravo! Prime de Cultura. Em novembro de 2006, lançou o romance Por que sou gorda, mamãe?. Em dezembro de 2007, lançou seu primeiro livro infanto-juvenil, Mais ou menos normal, que faz parte da série Cidades visíveis, da Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br