quinta-feira, 29 de maio de 2008

Festival de Teatro

Em homenagem aos 100 anos da morte do romancista Joaquim Maria Machado de Assis, a UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul) promoveu o Festival de Teatro Machado de Assis, entre 28 e 30 de maio de 2008. O evento trouxe três espetáculos teatrais, os quais os alunos do Curso de Letras foram convidados a prestigiarem.

A adaptação dos contos de Machado de Assis são de Pedro Delgado e Julio Lhenardi. O diretor, Julio Lhenardi, gaúcho radicado em São Paulo, profissional em artes cênicas há 26 anos, já atuou em novelas e minisséries da TV Globo e SBT. Na área teatral trabalhou com alguns dos mais renomados atores e diretores do Brasil, entre eles Antunes Filho. De volta so RS, o ator e diretor desenvolve projetos aliando o teatro e a educação.

O ALIENISTA - O Grupo Artes e Letras, de Porto Alegre, apresentou na UNISC, dia 28 de maio de 2008, a peça O Alienista - baseada na obra de Machado de Assis. A montagem teatral de “O Alienista”, pelo Grupo Artes e Letras, expõe no palco, com sensibilidade e humor, a tênue linha entre loucura e razão, através das sutis discussões sobre obsessões, ciência, poder e corrupção garantindo reflexão e entretenimento. Nesta adaptação de Júlio Lhenardi, também diretor e ator do espetáculo, fica evidente a fidelidade a obra machadiana ao preservar o contexto, a linguagem e o estilo do “Bruxo de Cosme Velho”.

HISTÓRIAS DO BRUXO DO COSME VELHO - O Grupo Artes e Letras, de Porto Alegre, apresentou na UNISC, dia 29 de maio de 2008, a peça Histórias do Bruxo do Cosme Velho - baseadas na obra de Machado de Assis. O espetáculo é composto por três quadros. O primeiro, “Missa do Galo” - conta a história de um homem maduro que lembra de um fato marcante que aconteceu na sua adolescência, e descobre que ainda uma dúvida persiste. O segundo quadro, “O Homem Célebre e o Espelho”, mostra quatro homens que discorrem sobre a vida de um grande compositor e sobre a natureza da alma humana. O último, “A Cartomante”, é a história de um triângulo amoroso com final trágico, apesar das "premonições" de uma cartomante.


DOM CARMURRO - Dom Casmurro foi encenado no dia 30 de maio de 2008. O espetáculo, ambientado na segunda metade do século XIX, no Rio de Janeiro, conta a história da paixão de Bentinho por Capitu, sua amiga de infância, por quem abandona os propósitos de sua mãe de torná-lo padre. Um cenário em que a desconfiança, o ciúme e uma suposta traição fazem o protagonista remoer seu passado em busca de respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br