quinta-feira, 8 de abril de 2010

Encontros Culturais em Idioma Alemão de 2010

Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Santa Cruz do Sul inicia o novo ciclo de Encontros Culturais em Idioma Alemão de 2010 e convida para a estreia.

O primeiro encontro será na próxima segunda-feira, dia 12 de abril, das 19h15 min às 21h, no prédio da Reitoria da Unisc, na sala 2535. Neste primeiro evento a atenção estará voltada para o renomado Heimatfilm, "HERBSTMILCH".

Os encontros culturais em idioma alemão são promovidos pelo Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Santa Cruz do Sul, uma atividade de extensão universitária, com o objetivo de valorizar a língua alemã presente em nossa região, construir pontes entre nossa realidade e a dos países de língua alemã, principalmente da Alemanha. A participação é gratuita e convidamos todas as pessoas que queiram conhecer e discutir diferentes questões que envolvem essas diferentes realidades.

Sobre o filme:

HERBSTMILCH - "Ninguém prometeu que a vida seria fácil - mas também que seria tão dura, igualmente ninguém alertou" (fala da protagonista em seu livro). O filme baseia-se no livro de memórias da agricultora alemã Anna Wimmschneider que viveu no sudeste da Bavária e cuja história se passa entre os anos 1927 e final da segunda guerra mundial. Um documento de vida que fala sobre o destino de pessoas simples do campo. Trata de pessoas que precisam prover seu pão com o suor de sua labuta diária. Daí o nome Herbstmilch, que na região de Niederbayern designa o leite azedo magro, tão magro que não pode ser vendido e serve de alimento para pessoas em condições de extrema penúria. Com este leite é feita uma sopa (Herbstmilchsuppe) a qual se agrega batatas para conferir um pouco de substância.

A agricultora Anna Wimmschneider nasceu em Niederbayern em 1919. Em 1927 morre sua mãe e, contando apenas 8 anos, precisa assumir as lidas caseiras e cuidar de seus 7 irmãos e ajudar no sustento da família. Aos 18 anos se apaixona pelo agricultor Albert que logo após o casamento é enviado para a guerra, enquanto Anna fica na casa da família do marido, onde sua sogra faz de sua vida um inferno.

Em 1989 a história da vida de Anna Wimmschneider foi transformada em filme, num moderno "Heimatfilm" e bateu recordes de bilheteria. A melodia que acompanha o enredo é a famosa "Kuckuckswalzer". Com este filme o cineasta Joseph Vilsmaier contribuiu em muito para a renovação do gênero Heimatfilm, muito apreciado nos anos 50, mostrando, não um mundo idílico e perfeito, mas a realidade, por vezes muito dura, da vida.

Com duração de 105 minutos, o filme traz no papel principal Werner Stocker e Dana Vávrová, que também atuaram juntos nos filmes "Rama dama"e "Rosenmil" e ficaram conhecidos, no final anos 80, como o casal romântico do cinema alemão. No entanto, a morte precoce de Stocker em 1993 e de Dana em 2009 privou o cinema alemão de seu conhecido par.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br