quarta-feira, 16 de junho de 2010

Programa Petrobras Cultural 2010 - Literatura: Criação Literária de Ficção e Poesia

A Petrobras, por meio da Seleção Pública do Programa Petrobras Cultural (PPC), oferece à sociedade brasileira um programa de patrocínio a projetos culturais marcado pela consistência, abrangência e continuidade da sua proposta. Os incentivos incluem desde projetos de pesquisa artística até projetos de distribuição de bens culturais. Podem inscrever-se projetos destinados à recuperação e digitalização de acervos, à manutenção de grupos e companhias de artes cênicas, à produção de filmes, a eventos de artes eletrônicas, à gravação de CDs, a turnês de shows/concertos, entre outros. O PPC lança seleção pública de projetos em três linhas: Produção e Difusão; Preservação e Memória; e Formação e Educação para as artes.

O objetivo do PPC 2010 - Criação Literária de Ficção e Poesia é contemplar, por meio de uma bolsa de criação literária, a manifestação de escritores de ficção e poesia, com inteira liberdade de formas e gêneros, que já tenham demonstrado consistência, originalidade e potência criativa em trabalhos anteriores.

Os recursos concedidos visam oferecer condições para que o autor (e eventual coautor e/ou ilustrador, a depender da natureza da proposta) possa se dedicar, de modo intensivo, à realização da obra, concluindo o projeto no prazo máximo de 24 meses a partir da contratação do patrocínio da Petrobras.

Data Limite: os formulários de inscrição estarão disponíveis até às 18 horas do dia 19 de julho de 2010.

Elegibilidade: para o Setor Literatura somente poderão se inscrever pessoas físicas que deverão ser brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos, com idade mínima de 18 anos. Nesse caso é necessária a comprovação de experiência na área e o valor do projeto não pode ultrapassar o teto de mil salários mínimos.

Valor Financiado: o PPC 2010 - Criação Literária de Ficção e Poesia tem verba total prevista de R$ 810.000,00. Cada projeto poderá solicitar patrocínio de até R$ 54.000,00, devendo o valor total do projeto incluir todos os impostos e tributaçóes incidentes, de acordo com a legislação vigente.

Prazo de Execução: o autor do projeto selecionado deverá concluir e lançar a obra no prazo de 24 meses contados a partir da assinatura do contrato de patrocínio.

Requisitos: os projetos deverão resultar na produção de uma obra inédita de ficção e/ou de poesia em livro com tiragem mínima de 1.500 exemplares, e sua consequente comercialização levada a efeito pelo proponente. Para ser apresentado, o projeto já deve ter sido iniciado pelo autor.

O proponente deve, obrigatoriamente, coincidir com o autor do livro (no caso de obras com mais de um autor - coautor e/ou ilustrador - apenas um autor deverá ser inscrito como proponente), que deverá ser também responsável pelo projeto em Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Critérios de Seleção: na análise dos projetos serão considerados também, como fator de priorização, os seguintes critérios especificos:

1. Mérito do projeto: qualidade formal e de conteúdo da proposta que deverá apresentar fundamentação teórica e metodológica, com caráter formativo, considerando-se ainda a relevância do beneficiário, no âmbito do segmento;
2. Viabilidade de execução: capacidade de realização do projeto dentro do plano de ação proposto; adequação orçamentária;
3. Difusão: planejamento de ações que aumentem o grau de articulação do projeto com parceiros e públicos, tais como palestras, oficinas e intercâmbios.
Leia também o item "Critérios de análise de projetos" no Regulamento Geral do PPC 2010.

Restrições: o presente edital não contemplará projetos para edição de antologias coletivas. Um mesmo Proponente só poderá apresentar um Projeto nesta área de Seleção Pública. Os autores deverão ter no mínimo um e, no máximo, 10 livros já publicados (com registros de ISBN-International Standart Book Number). Esta condição deverá ser evidenciada em currículo.

O proponente que tenha um Contrato de Patrocínio para Projeto de Criação literária de obra de ficção e/ou poesia com empresa do Sistema Petrobras ainda não publicado e lançado só poderá assinar (e/ou participar de) um novo contrato após a comprovação da publicação da obra contratada ou mediante autorização da Petrobras neste sentido, após análise das justificativas apresentadas.

Forma de Solicitação: o proponente deve ler atentamente o Regulamento Geral do PPC 2010 e o Roteiro para Elaboração de Projetos. A inscrição deverá ser feita pelo Proponente do Projeto, somente pela Internet no site do PPC 2010.

O proponente deverá anexar ao formulário de inscrição os seguintes arquivos, em formato PDF:

1. Cronograma de execução do projeto, considerando prazo máximo de 24 meses, a partir da assinatura do contrato, para a entrega do livro já publicado;
2. Obra ficcional já iniciada, objeto da proposta, com aproximadamente 50 mil caracteres (com espaços);
3. Um mínimo de 10 poemas independentes, ou seção significativa de poema (no caso de um poema longo) da obra de poesia já iniciada, objeto da proposta;
4. No caso de obras que se utilizem de elementos visuais com função narrativa, ou que interfiram diretamente sobre ela, deverão ser anexadas também amostras ou primeiros estudos das ilustrações para análise do projeto.
Documentação adicional (não obrigatória):
1. Cartas de confirmação de participação no projeto assinadas pelos parceiros e colaboradores já comprometidos, se for o caso;
2. Cartas de confirmação de participação no projeto assinadas pelas demais fontes apoiadoras, se houver.
Não serão aceitos arquivos em outras extensões que não PDF e WMV. O somatório dos arquivos contidos em "Anexos obrigatórios" e "Documentação adicional" não poderá exceder 11MB.

Após preencher por completo todas as informações do formulário de inscrição e anexar os arquivos solicitados, o proponente deverá clicar no botão "Finalizar inscrição" para que a mesma seja efetivamente concluída. A efetivação da inscrição do projeto em qualquer das Áreas de Seleção Pública do PPC será confirmada pelo envio de um número de protocolo, por parte da Petrobras, para o e-mail de contato informado no ato da inscrição.

Contatos: para mais informações consulte as Dúvidas Frequentes ou entre em contato por e-mail.

Home Page: http://www.hotsitespetrobras.com.br/ppc/regulamento-producao-literatura.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br