terça-feira, 6 de julho de 2010

Educação linguística no séc XXI: foco na aprendizagem das línguas e das literatura

VII SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (SELES)
III SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA (SELM)
VII MOSTRA DE CURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS

O Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo tem a satisfação de divulgar a realização VII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) e do III Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM), a ser realizado no Campus I da UPF, nos dias 28 e 29 de outubro de 2010.

O Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e o Seminário de Ensino de Língua Materna, em sua sétima e terceira edição, respectivamente, caracterizam-se por oferecer aos seus participantes, perspectivas de intercâmbio de pesquisas e de conhecimentos, de atualização acadêmica, de troca de experiências e, consequentemente, de estudo continuado. Esse evento se destaca, ainda, pelo fato de ampliar a aproximação entre profissionais formados e em formação, motivando a discussão, a reflexão e a perspectiva de mudanças no que respeita às questões relacionadas ao ensino de línguas e de literaturas.

Além disso, os seminários consolidam-se como um evento no interior do estado do Rio Grande do Sul caracterizando-se, também, como um espaço de aproximação entre a Universidade, a comunidade em geral e as instituições públicas e privadas.

O evento consistirá de conferências, mesas-redondas, comunicações coordenadas e oficinas, bem como exposição de livros e demais materiais didáticos relacionados ao ensino e à aprendizagem de línguas em geral.

As conferências e mesas-redondas serão ministradas por professores pesquisadores reconhecidos em sua área de atuação, bem como com produção científica destaque na área de Letras.

As oficinas e comunicações coordenadas serão selecionadas, mediante propostas enviadas à comissão organizadora.

O evento acontecerá no Auditório da Faculdade de Odontologia e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, todos no Campus I – UPF.

Apresentação de trabalhos: os interessados em apresentar trabalhos poderão enviar suas propostas, no formulário específico, nas seguintes modalidades:

Modalidade: Sessões de comunicações coordenadas
Duração: 1h30min
Descrição: apresentação formal e discussão de trabalhos de pesquisadores, professores, ou alunos. Cada sessão será composta por 4 trabalhos, selecionados e organizados de acordo com a afinidade temática, pela Comissão Organizadora. Cada sessão terá a duração de 90 minutos, sendo que a apresentação de cada trabalho pode durar entre 15 e 20 minutos, o tempo restante será para debate ou discussão geral. A proposta pode ser enviada individualmente ou em grupo. Também, é possível enviar a proposta de até 3 trabalhos a serem apresentados na mesma sessão.

Modalidade: Oficinas
Duração: 2 horas
Descrição: apresentação individual ou em grupo de propostas práticas, voltadas para o ensino de línguas em sala de aula, visando a socialização de ações educativas.

Prazos: o prazo para envio das propostas para as modalidades acima descritas é 31 de agosto de 2010, para o e-mail selesselm@upf.br
A divulgação das propostas aceitas está prevista para até 15 de setembro.
A apresentação deverá ser feita na língua na qual o resumo foi escrito.
A seleção dos trabalhos será feita pela Comissão Organizadora.
A inscrição para apresentação de trabalhos é individual, no valor de R$ 80,00 (até o dia 30 de setembro).
Após o aceite, a confirmação da apresentação deverá ser feita mediante pagamento da inscrição, até o dia 30 de setembro ( ou R$ 100,00 - cem reais - até o 10 de outubro).

Conferencistas confirmados:
Dr. Matilde Virginia Ricardi Scaramucci – Unicamp
Dr. Douglas Altamiro Consolo - UNESP
Dr. Luciene Juliano Simões – UFRGS

Comissão Organizadora:
Profa. Claudia Stumpf Toldo claudiast@upf.br
Profa. Luciane Sturm lusturm@upf.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br