quinta-feira, 9 de setembro de 2010

19º Encontro Cultural - Tema: a cultura franco-alemã na Alsácia Lorena

Quando: próxima segunda, dia 13 de setembro, às 19h15min
Onde: na sala de conferências da biblioteca da Universidade de Santa Cruz - UNISC

A oeste do Reno, na França, fica a Alsácia Lorena. Quando se pensa na região, afloram à memória as montanhas cobertas por vinhedos. Ora verdejantes na primavera, ora dourados no outono. Para poucos ela representa também a terra do chucrute e muito mais.

Rica em história, a Alsácia Lorena recebeu durante muito tempo influência alemã. Antes da revolução francesa já pertenceu ao império alemão. Depois foi anexada à França. Mais tarde ela voltou a trocar quatro vezes de nacionalidade: ora alemã, ora francesa. Desde o final da segunda guerra a região pertence definitivamente à França. Desde 1999 sua capital, Straßburg, sedia o Parlamento Europeu. Bons motivos para querermos conhecer um pouco mais a cultura presente nesta região que, durante muito tempo, foi influenciada também pela presença alemã.

Os encontros culturais são uma promoção do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, para valorizar a língua alemã presente na região e, através dela, discutir temas interessantes que envolvem nossa realidade e a de países de língua alemã. A participação é gratuita e aberta à comunidade regional. Participe, convide e traga seus amigos.

Mais informações podem ser acessadas pelo telefone 3717-7381 ou pelo endereço eletrônico: linguas@unisc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br