sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PIBID/Unisc é lançado oficialmente

Em solenidade realizada neste dia 29 de outubro, no Anfiteatro do Bloco 18, da Unisc, foi lançado oficialmente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O evento contou com as presenças do Reitor da Unisc, Vilmar Thomé, da Pró-Reitora de Gradução, Carmen Lúcia de Lima Helfer, do Coordenador do Programa, Rudimar Serpa de Abreu, da Secretária Municipal de Educação, Rejane Henn, e da Chefe do Setor Pedagógico da 6ª CRE, Jane Klein, além de bolsistas, estudantes e professores.

O Pibid/Unisc Professor em Formação: Tecendo Possibilidades Pedagógicas foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Entre os objetivos estão o de propor o aumento da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura; promover a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas; além da integração entre educação superior e educação básica.

Por meio do programa, foram disponibilizadas 100 bolsas de iniciação à docência aos estudantes matriculados nos cursos de licenciatura. Os bolsistas desenvolverão atividades pedagógicas nas escolas públicas de ensino da educação básica. O projeto prevê ações dos cursos de Pedagogia; Matemática e Computação; Letras; Ciências Biológicas; Educação Física; Química; Filosofia; História; e Geografia. Cada área desenvolve suas atividades num período de dois anos.

As cinco escolas selecionadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foram: Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio; Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus; Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich; Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann; e Colégio estadual Professor Luiz Dourado. No total são 4.316 estudante beneficiados.

A primeira etapa iniciou em setembro com a coleta de informações junto às escolas com o objetivo de conhecer a realidade, o projeto político-pedagógico e o regimento escolar de cada uma delas. Também ocorreram ações de planejamento envolvendo coordenadores de áreas, professores supervisores e estudantes-bolsistas. “Essa integração entre Universidade e escola é essencial para a formação dos educadores, pois é por meio dela que é lançado um outro olhar sobre as atividades escolares que contribuem, ainda mais, para melhorar a educação”, afirmou o reitor Vilmar Thomé. A pró-reitora de graduação, Carmen Lúcia de Lima Helfer, também destacou a importância do Programa para qualificar ainda mais a formação dos professores. “Trata-se de uma grande oportunidade para que os estudantes das licenciaturas possam conhecer a realidade das escolas antes mesmo da conclusão dos seus cursos, o que é extremamente importante”, reforçou.

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