segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Minha experiência no exterior...

O slogan da Unisc em meus tempos de acadêmica de Letras era "A realização do seu sonho passa por aqui". E, pelo menos para mim, fechou muito bem. Depois que terminei a faculdade, em setembro de 2009, estava trabalhando em duas escolas e ainda - fazendo tudo em tempo recorde - arrumando papéis e papéis para a realização do meu sonho: meu intercâmbio nos Estados Unidos. Se bem me lembro, tive contato com a primeira família em marco de 2010, mas somente em maio que fechei com a família que estou agora. Embarquei para os Estados Unidos no dia 25 de julho de 2010, pondo meus pés a primeira vez em solo americano no dia seguinte, na cidade de Chicago, às 5 horas da manhã (horário local). Ainda no mesmo dia embarquei para New York, onde fiquei cinco dias fazendo treinamento e, no dia 30 de julho, embarquei para Detroit, onde tive meu primeiro contato pessoal com minha host family.

Moro em Huntington Woods - Michigan, cidadezinha de seis mil habitantes, há mais ou menos umas 15 milhas de Detroit. Moro com minha host family e trabalho para eles, sou babysister das crianças: um menino de 11 anos e um casal de gêmeos de 6 anos. São eles: Justin, Emily e Jack.

Estou aqui há apenas quatro meses, e estou aproveitando muito e "sugando" todo o conhecimento possível para minha vida profissional. Todo dia aprendo alguma coisa nova, seja sobre a Língua Inglesa, seja de costumes e/ou cultura americana. Ah, sim! Adorei ver neve pela primeira vez! Já andei viajando para outras cidades da redondeza, como por exemplo: Detroit, Royal Oak, Novi, Dearborn, Birghman, Flint, Beverly Hills, Familton Hills, Troy, Ann Arbor... E tantas outras. Ainda nesse primeiro ano pretendo viajar para o Canadá, conhecer Toronto e Niagra Falls e também dar uma passadinha no México.

Minha ideia inicial era ficar aqui por um ano, mas... Estou gostando tanto que acredito que vou ficar dois anos e depois, se Deus quiser, mudar meu Visto e permancer por mais três ou quatro anos. É um bom tempo, mas tudo em nome do melhoramento de minha segunda língua (o inglês) e na ampliação de meus horizontes culturais. Estou lidando com o inglês praticamente 24 horas por dia, o que é muito bom, mas ao mesmo tempo é uma loucura. Outro dia ainda sonhei com meus amigos do Brasil falando em inglês comigo!


Gosto muito da minha vida aqui, mas ao mesmo tempo morro de saudades do meu trabalho, dos meus (ex)alunos, escolas, professores, família, chimarrão, churrasco, colegas, meu dia a dia de professora. Penso em ficar aqui pelo resto da vida sim, mas ainda volto para o Brasil, nem que seja para fazer uma visitinha... Coloco meu futuro nas mãos de Deus, o que tiver de ser, será!

Enquanto isso, vou aprendendo cada dia mais, seja no meu dia a dia, seja no college (estou estudando aqui, também!). E não me preocupo com o futuro. O que conquistei tem o direito de ser meu. Aproveito e deixo aqui um grande abraço a todos os meus professores, pessoas especiais que acreditaram no meu potencial e me deram muita força para correr atrás dos meus sonhos. A todos eles, minha eterna gratidão.

Ana Luiza Düren
Licenciada em Letras Português/Inglês

Um comentário:

  1. Olá!Sou mãe da Ana Luiza, e confesso que no início fiquei apreensiva com esta idéia de fazer o intercâmbio, aliás, como todas as mães ficariam.Fui então buscar informações sobre o tal programa - AU PAIR USA - ao qual ela aderiu. Fiquei surpresa e encantada com a estrutura e organização do mesmo.Concluí que a Ana só tinha a ganhar. Hoje,após cinco meses em território americano,seus conhecimentos me surpreendem a cada novo dia: idioma, moeda, cultura,amizades, troca de experiências. Por isso, aos jovens que também alimentam este sonho, não desistam, pois vale a pena.

    ResponderExcluir

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br