quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vestibular de Inverno ocorre neste sábado

Ocorre neste sábado, 18 de junho, a prova única do Vestibular de Inverno da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). São mais de 4 mil inscritos que disputarão as 917 vagas oferecidas para o campus de Santa Cruz do Sul, entre 20 opções de cursos. Em termos de inscritos, o número é quase o dobro do mesmo período de 2010, quando foram 2.210 candidatos.

A prova única inicia às 14 horas e será realizada somente no campus de Santa Cruz do Sul. A duração será de até 5 horas, composta por uma redação e 60 questões objetivas, divididas nas matérias de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês, Espanhol ou Alemão), História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química, Filosofia e Sociologia. O gabarito será divulgado logo após o término da prova, às 19 horas. O listão dos aprovados será divulgado na terça-feira, dia 21 de junho, às 14h, no site www.unisc.br, e disponibilizado para os meios de comunicação no mesmo horário.

Localização: os candidatos do Vestibular de Inverno da Unisc realizarão as provas nos blocos 1 ao 7, 13, 15, 18, 34, 35, 42, 51, 52 e 53. Aos vestibulandos é recomendado que cheguem com uma hora de antecedência para verificar o local das provas. As listas estarão afixadas nas entradas dos blocos onde haverá prova, além, do Centro de Convivência e, já a partir desta sexta-feira, no site www.unisc.br.

Para os acompanhantes dos vestibulandos haverá a exibição do filme A Rede Social, no Auditório Central, às 14h30min. O Unisc Tour ocorre às 14h30min e às 16h, com saída do quiosque da Unisc. No Centro de Convivência (CC) haverá música ambiente, das 10h às 18h30min, um quiosque com informações institucionais, das 10h até 19h, um Lounge com quik massage, das 10h às 16h, distribuição de água quente e erva-mate da Ervateira Santa Cruz, além de um estande da Imobiliária Vivendas. No Estacionamento do bloco 53 haverá música ambiente, das 12h às 14h. A biblioteca, a livraria, os bares e os restaurantes estarão abertos durante a prova.

Cursos mais procurados por número de inscritos:
1. Medicina
2. Engenharia Civil
3. Direito/Noite
4. Administração
5. Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Observação à imprensa: a sala 5024, no bloco 50, está reservada para a imprensa. O gabarito será divulgado às 19 horas. Na terça-feira, dia 21, às 14 horas, será divulgado o listão, via Assessoria de Imprensa.

Recomendações
Antes da prova:
• Chegue ao local da prova com uma hora de antecedência para verificar o número da sala.
• Traga o comprovante de inscrição, a Carteira de Identidade e caneta esferográfica azul ou preta.
• Depois do sinal de início da prova, não será permitida a entrada de nenhum candidato na sala.

Durante a prova:
• Deixe sobre a classe a carteira de identidade e o comprovante de inscrição.
• Veja se o seu nome está escrito corretamente no gabarito. Se não estiver, comunique o fato ao fiscal de sala.
• As questões objetivas sempre apresentam cinco alternativas. Escolha apenas uma, assinalando a opção no gabarito.
• Preencha o gabarito com atenção. Ele não pode ter rasuras.
• Os fiscais de sala não podem dar esclarecimentos sobre a resolução das questões. A interpretação das perguntas é parte da sua resolução.

O que não é permitido durante a prova:
• É proibido trazer bolsas, livros, cadernos e similares. Também não é permitido deixar esses objetos próximo à mesa do candidato.
• Não é permitido o uso de calculadora, celular, relógio com calculadora, fone de ouvido, aparelho auditivo, régua, compasso, boné, óculos ou qualquer acessório na cabeça, bem como outros equipamentos eletrônicos e similares.
• Se durante a prova for constatado a manutenção de qualquer material eletrônico junto a si, tal fato pode ser considerado "cola eletrônica”. Nesse caso, a prova é recolhida, implicando na sua eliminação do processo seletivo.

Depois da prova:
• Gabarito de resposta e folha de redação assinados.
• Se você deseja levar o caderno de questões, deve aguardar até o horário final da prova, quando ele é liberado.

Opções de desconto

A Unisc oferece diferentes opções de desconto para estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Alunos com mais de 50 anos, por exemplo, podem fazer qualquer curso de graduação com 10% de desconto.

Uma outra facilidade é voltada para as famílias com mais de um integrante nos cursos de graduação da Universidade. Nesse programa, o segundo membro da família estudando na Instituição tem um desconto de 5% nas mensalidades. Já o terceiro integrante pode ter um desconto de 15%, e o quarto, de 30%.

O Programa Fidelização é uma opção para os alunos egressos da Escola Educar-se e do Centro de Educação Profissional (Cepru). Esses estudantes podem obter 10% de desconto em suas mensalidades na graduação, limitado a 33% do total nominal pago na Educar-se e a 50% do total nominal pago no Cepru. O programa ainda oferece desconto de 10% em cursos técnicos, limitado a 10% do total nominal pago na Escola Educar-se e no Cepru.

Bolsas e financiamentos

A Unisc tem cerca de 50% de seus alunos estudando com algum tipo de bolsa ou financiamento. As opções são as seguintes:

- Bolsa de Estudo Unisc: oferece bolsas parciais de 50% a alunos com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos, que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação.
- Programa Universidade para Todos (ProUni): programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo integrais a estudantes de baixa renda, que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública ou em instituição particular como bolsista integral.
- Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão: permite que os estudantes dos cursos de graduação da Unisc exerçam atividades por meio de programas de bolsas que proporcionam, além da aplicação dos conhecimentos adquiridos, o auxílio financeiro através de abatimentos sobre o montante de créditos matriculados.
- Programa Parceria Unisc: instituições, empresas, municípios e outras entidades que aderirem ao programa recebem um percentual de desconto nas mensalidades e nos serviços e produtos da Universidade.
- Financiamento Estudantil (Fies): programa do Ministério da Educação destinado a financiar cursos de graduação que pode ser solicitado em qualquer período do ano. Os juros são de 3,4% ao ano, seno que os percentuais de financiamento variam de 50 a 100%, conforme comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os valores da mensalidade do curso.
- Crédito Universitário Pravaler: em parceria com a Ideal Invest, oferece uma alternativa para pagar suas mensalidades. Todos os alunos que desejam estudar ou que já estejam matriculados em um curso de graduação na Unisc podem pleitear o crédito.

Mais informações podem ser obtidas no Setor Financeiro - Atendimento ao Aluno, bloco 6 do campus, telefones (51) 3717-7434, 3717-7436 e 3717-7448.

Voltare

A Universidade oferece ainda descontos aos ex-alunos da Fisc e da Unisc por meio do Programa Voltare. Nesse programa, os egressos podem cursar uma segunda graduação com 30% de desconto nas mensalidades. Além disso, proporciona descontos de 10% nas mensalidades para o primeiro curso de pós-graduação lato sensu (especialização MBA); 5% para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado); 10% para cursos técnicos do Cepru; e 5% para cursos no Centro de Línguas e Culturas e de extensão;

Mais informações podem ser obtidas no site www.unisc.br/portaldodiplomado, pelo e-mail voltare@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7309

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br