quarta-feira, 8 de setembro de 2010

História do teatro na Inglaterra

A palestra do dia 1º de setembro, durante a XI Semana Acadêmica do Curso de Letras, contou com a presença do Sr. Élvio Funck, que nos proporcionou uma visão geral da História da Inglaterra, tendo reis e rainhas por balizadores, dando ênfase à história do teatro na Inglaterra. Iniciou sua trajetória narrando a vida e os acontecimentos mais relevantes dessa época.

O professor versou com muita propriedade sobre a Inglaterra antes dos ingleses, falando sobre indícios arqueológicos que demonstram que a área hoje conhecida como o sul da Inglaterra foi povoada bem antes do restante das Ilhas Britânicas, devido ao clima ameno entre e durante as diversas idades do gelo.

Sobre a conquista anglo-saxã da Grã-Bretanha celta, nos falou que na esteira dos romanos, que abandonaram o sul da ilha por volta de 410 de modo a se concentrar em dificuldades mais urgentes e mais próximas do núcleo do império, ondas sucessivas de tribos germânicas começaram a chegar ao que é hoje a Inglaterra, inicialmente convidadas por Vortigern, rei dos bretões, na qualidade de mercenários empregados contra os irlandeses e os pictos.

Em seguida falou sobre a Inglaterra durante a Idade Média, sobre a derrota do Rei Haroldo Godwinson na batalha de Hastings, em 1066, nas mãos de Guilherme da Normandia, e a subsequente conquista da Inglaterra anglo-saxã pelos normandos, marca um ponto de inflexão na história da ilha. Guilherme (chamado “o Conquistador”), já rei da Inglaterra, ordenou a compilação do Domesday Book, um levantamento da população do reino com propósitos fiscais. A coroa passou a empenhar-se na estabilização da Inglaterra e na integração dos anglo-saxões e da nova elite anglo-normanda.
Em relação a Inglaterra Tudor, enfatizou os conflitos religiosos e a guerra civil, dizendo que ao longo dos século XVIII e XIX a sociedade agrária que era a Inglaterra foi radicalmente transformada devido a avanços tecnológicos e da mecanização, no que os historiadores chamam de Revolução Industrial, dando causa a sérios conflitos sociais.

Finalizando trouxe alguns fatos importantes da história recente da Inglaterra em relação ao ato de União de 1800 que assimilou formalmente a Irlanda no sistema político britânico e criou o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda a partir de 1º de janeiro de 1801, unindo Inglaterra, País de Gales, Irlanda e Escócia.

A Inglaterra, então, já não existia como ente político independente, mas a região continuou a ser altamente influente no Reino Unido, cujos dirigentes políticos e econômicos eram, em sua maioria, de origem inglesa. Londres seguiu sendo o centro político e econômico do reino e uma das maiores cidades do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br